A oficina de preparação para atores é voltada para o desenvolvimento completo dos participantes a partir do roteiro que será gravado para o filme.

Durante o processo, exploraremos técnicas de interpretação, expressão corporal, construção de personagens, dicção, emoção e improvisação, integrando teoria e prática de forma dinâmica. Os atores terão a oportunidade de mergulhar no universo do roteiro, compreender motivações, conflitos e relações entre personagens, e experimentar diferentes abordagens para suas cenas. A oficina também trabalhará a conexão entre atuação e câmera, ajudando os participantes a se adaptarem às exigências do audiovisual.

O objetivo é criar performances autênticas, seguras e coerentes, preparando cada ator para as gravações do filme com confiança e sensibilidade, fortalecendo tanto a técnica quanto a criatividade, garantindo que cada cena seja interpretada com intensidade e veracidade.

Polyana Horta, oficina de preparação para atores / Cinema da Favela

Polyana Horta

Ministrante

Polyana Horta é atriz e diretora teatral, com mais de 25 anos de trajetória artística. Formada pelo curso de Formação do Ator do TU – Teatro Universitário da UFMG (1999) e pela graduação em Licenciatura em Teatro da UFMG (2012), construiu uma carreira sólida no teatro, no audiovisual e na direção de espetáculos.

Dirigiu onze montagens, entre produções adultas, infantis, musicais e shows, sendo indicada seis vezes ao prêmio de Melhor Atriz (no teatro e no cinema) e três vezes ao de Melhor Diretora de Teatro em Belo Horizonte. Nascida no Rio de Janeiro e mineira de coração, foi premiada como Melhor Atriz (2005) pelo espetáculo Menino Maluquinho (Prêmio Sesc Sated/MG), Melhor Diretora de Teatro Infantil (2011) por Prá Lá do Arco-Íris — indicado a 11 prêmios e vencedor de 5 pelo Usiminas Sinparc — e Melhor Atriz Coadjuvante (2021) por Auto da Compadecida (Prêmio Copasa Sinparc). Pelo mesmo espetáculo, conquistou o 2º lugar no Prêmio Aplauso (SP).

Como atriz, integrou montagens marcantes de grupos consagrados, como o Grupo Galpão – Galpão Cine Horto, em A Vida é Sonho (dir. Júlio Maciel), No Baile (dir. Simone Ordones e Glicério Rosário) e Espreme que Sai Sangue (dir. Eduardo Moreira, Cia. Malarrumada). Atualmente, é atriz do Grupo Maria Cutia, em Como a Gente Gosta (dir. Eduardo Moreira), e também integra o elenco de Auto da Compadecida, dirigido por Gabriel Villela.

No cinema e na TV, participou das produções Hit Parade (Marcelo Caetano), Comadres (Especial de Natal – Globo Minas), Batismo de Sangue (Helvécio Ratton), A Professora de Francês (Ricardo Alves Júnior), Círculos (Cláudio Márcio e Lima Filmes) e Rosas de Vinho (Elza Cataldo).

Atualmente, é integrante do Coletivo Eva, ao lado de Paulo Victor, Cláudio Márcio, Euber da Silva, Wagner Café, Letícia Nunes, Pipa Cavalcanti e Inox. O grupo apresentou, em setembro de 2025, a cena EVA, que une linguagens do cinema e do teatro, dentro do projeto “O Teatro e a Tela” do Espaço Aberto Pierrot Lunar.

Oficinas Cinema da Favela

Atividades Práticas

Pré-produção e Mentorias  Encerradas as oficinas técnicas, os alunos assumem...